O recomeço já é realidade: saiba como os nossos destinos estão superando os desafios da pandemia

Compartilhe

Depois de quase dois anos de muitas restrições e incertezas, finalmente, vários países europeus têm alcançado ótimos resultados no enfrentamento à pandemia. 

Graças a medidas enérgicas de distanciamento social, uso de máscara, adoção de lockdown – parcial ou total – e campanhas de vacinação rápidas e organizadas, os nossos principais destinos já começam a planejar um verão repleto de churrascos, encontros nos pubs e parques e comércio aquecido. 

Saiba como os destinos operados pela Blue estão superando o coronavirus para recomeçar com toda a força:

Irlanda

Depois de um rigoroso lockdown, dividido em 5 níveis, a Irlanda anunciou a flexibilização de algumas restrições, como a volta das viagens entre condados e a liberação gradual do comércio e de serviços não essenciais. 

Ao mesmo tempo, o Health Service Executive – Departamento de Saúde Irlandês – anunciou que houve uma queda significativa no número de pessoas hospitalizadas com coronavirus no país. 

No momento, só é possível entrar na Irlanda por motivos essenciais. O país estabeleceu um sistema de quarentena em hotéis, destinado a viajantes vindo de ‘países designados’ ou de qualquer país, caso ão  apresente um teste de RT-PCR negativo ou não detectado realizado em 72 horas anteriores ao embarque. 

No início de junho, o site oficial da imigração irlandesa anunciou que aceitará aplicações de visto de longa duração (a partir de 6 meses), mediante solicitação de um “pré-visto”, a ser analisado caso a caso pelas autoridades competentes da Irlanda. 

Malta

A Ilha de Malta anunciou, no final do mês de maio, ter alcançado imunidade de rebanho contra Covid-19 depois de imunizar parcialmente 70% de sua população adulta, enquanto 42% foi já totalmente vacinada.

 O ministro da Saúde maltês afirmou que o a campanha de vacinação no país já levou a uma redução de 95% nas hospitalizações.

Até o momento, os malteses receberam doses da vacina AstraZeneca, Johnson & Johnson, Moderna e Pfizer-BionTech.

Mesmo com a imunidade coletiva, Malta pretende manter obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o território nacional até julho, mantendo-se também em lockdown parcial. 

Vale destacar que o sucesso no controle do vírus deve-se também a um rigoroso sistema de restrições às viagens  internacionais. O “esquema de semáforo” baseia-se em cores para definir quais países tem entrada permitida no país. 

Países da lista vermelha estão impedidos de chegar ou sair de Malta, devido ao risco de contaminação por novas variantes (infelizmente, o Brasil está incluído nessa lista)

Passageiros vindos de países da lista âmbar (laranja) tem entrada permitida, desde que apresentem teste RT-PCR negativo feito nas 72 horas anteriores ao embarque. Caso um viajante da lista vermelha deseje entrar em Malta, precisará cumprir quarentena de 14 dias em um dos países da lista âmbar, além de apresentar teste PCR negativo. 

Pessoas de países da lista verde não possuem restrições de entrada e nem precisam cumprir quarentena de 14 dias. Esta lista é atualizada regularmente e pode ser consultada aqui (em inglês). 

Reino Unido 

A campanha de vacinação no Reino Unido tem sido uma das mais rápidas do mundo, com excelente aceitação popular. Em 12 de maio, mais de dois terços dos adultos do Reino Unido já haviam recebido a primeira dose de uma vacina, com cerca de metade deles tendo recebido as duas.

Já é possível constatar uma redução contínua nas hospitalizações e mortes por COVID-19. Com um rígido lockdown, acompanhado de outras medidas, como distanciamento social e uso de máscaras, muitas restrições foram flexibilizadas. 

  • Pubs, cafés, bares e restaurantes podem reabrir em ambientes fechados. 
  • Hotéis e serviços similares foram reabertos 
  • Cinemas, fliperamas e salas de bingo podem funcionar. 
  • Atrações internas para turistas, incluindo museus e galerias, podem abrir. 
  • Clubes, academias e piscinas podem reabrir e atividades físicas coletivas em ambientes fechados são permitidas com limites. 
  • Esportes de contato ao ar livre são permitidos. 
  • Viagens internas pelo Reino Unido são permitidas e algumas viagens internacionais podem ser retomadas (confira a lista aqui). 

A última fase do lockdown no Reino Unido deve começar no próximo dia 21 de junho, ampliando ainda mais as flexibilizações, (dependendo, claro, do nível de contágio na ocasião). A aguardar!

Ótima notícia para brasileiros!

No dia 1º de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou uso emergencial da Coronavac, fabricada pela Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butatan. 

A decisão permitirá  que o imunizante seja distribuído pelo consórcio Covax, que fornece  vacinas para mais de 100 países no mundo. 

A autorização da Coronavac pela OMS é o primeiro passo para que brasileiros vacinados com ela possam entrar na União Europeia, quando o bloco abrir suas fronteiras para brasileiros. 

Dias melhores virão! E nós celebraremos esse momento juntos! 

Antecipe-se! Comece a planejar o seu intercâmbio hoje mesmo e esteja prontíssimo quando as fronteiras voltarem a abrir. 

Quer saber como? Agende sua consultoria gratuita com o seu Consultores Blue!

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais